Vestir craques como Pelé, Romário, Ronaldo e tantos outros. Essa poderia ser uma definição da camisa da Seleção Brasileira. Mas a tradicional camisa amarelinha, que tanto impõe respeito no mundo do futebol, tem muita história para ser contada. Do primeiro jogo da Seleção Brasileira em 1914 até hoje existem várias camisas para serem relembradas.

Feita de algodão a primeira camisa da seleção era da cor branca, tendo uma listra azul em cada manga. Na época a seleção não usou nenhum símbolo em sua camisa, fato que só aconteceria em 1917 estampando o brasão com a sigla CBD (Confederação Brasileira de Desportos), que mais tarde seria substituída por CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O primeiro uniforme utilizado pela Seleção Brasileira foi em 21 de julho de 1914, em seu primeiro jogo, o Brasil venceu por 2x0 a equipe inglesa do Exeter City. O jogo foi no Estádio das Laranjeiras e cerca de quatro mil pessoas prestigiaram a estreia da seleção.
Quase noventa anos depois a Seleção Brasileira faria uma homenagem a sua primeira camisa e voltaria a vestir uma réplica no amistoso de 2004 contra a seleção da França. O jogo que aconteceu no Stade de France comemorou os 100 anos da FIFA e acabou empatado sem gols. A Seleção Francesa também usou uma camisa retrô.

A Nike, fabricante oficial da Seleção Brasileira já confeccionou alguns modelos da camisa do Brasil na cor branca, mas que nunca chegaram a serem usados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário